Agora No AR

Title

Artist

Programa No AR

Programa No AR


Burlas no OLX via MB Way. “Em 10 minutos recebi seis chamadas suspeitas”

Escrito por: dia 09-03-2021

Tentativas de fraudes nos sites de comércio online cresceram durante os confinamentos. Em pouco mais de um ano, o OLX recebeu 2.300 denúncias. O truque para não ser enganado é cumprir todas as recomendações de segurança.

 

As compras online dispararam durante os confinamentos. Também por isso, como têm vindo a alertar as autoridades, os esquemas relacionados com sites de vendas ou troca de artigos, e de transações por MB Way aumentaram durante o último ano, enquanto o mundo lutava contra a pandemia da Covid-19.

Basta fazer uma pequena pesquisa nas redes sociais, ou mesmo no YouTube, para perceber que muitas foram as pessoas abordadas por estes burlões, que têm tanto de insistentes como de amadores.

Felizmente, a maioria das tentativas de fraude saem agora frustradas devido ao aumento da literacia digital e às campanhas de sensibilização promovidas, não só pelas autoridades como pelas empresas utilizadas pelos criminosos para o engenho.

No entanto, nas últimas semanas, chegaram à Porto Digital várias denúncias de investidas. Filipe Raposo é um desses casos. No passado mês de fevereiro colocou dois anúncios online. Em poucos minutos, recebeu seis chamadas suspeitas. Uma das quais gravou e publicou nas redes sociais, de forma a alertar os amigos (e não só) para este tipo de burlas.


Opiniões dos Ouvintes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *